INMETRO/Superintendência de Goiás acompanha retirada de medidores de energia para ensaios em laboratório do INMETRO, no Rio de Janeiro

No período de 04 a 10 de dezembro de 2019, a Superintendência do INMETRO no Estado de Goiás acompanhou a retirada de medidores de energia elétrica de unidades consumidoras pela Enel Distribuição Goiás, a fim de atender as solicitações da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado de Goiás e da 25ª Vara Cível da Comarca de Goiânia.

Foram coletadas amostras de dezenove medidores de energia elétrica de unidades consumidoras de Goiânia, os quais serão submetidos a ensaios metrológicos pelo laboratório do Setor de Grandezas Elétricas da Diretoria de Metrologia Legal do INMETRO, no Estado do Rio de Janeiro. Os servidores representantes do Inmetro/Superintendência de Goiás acompanharam os processos de retirada dos medidores, assim como a lacração das embalagens de transporte de tais instrumentos ao laboratório do INMETRO.

O objetivo destes ensaios é verificar a conformidade da medição dos instrumentos em questão com a legislação metrológica vigente, de forma a identificar possíveis prejuízos aos consumidores. Os resultados dos ensaios metrológicos em laboratório do Inmetro serão fornecidos pela Enel Distribuição Goiás aos órgãos solicitantes, assim como aos consumidores selecionados.

Os medidores de energia elétrica coletados foram substituídos por novos instrumentos pela Enel Distribuição Goiás, não havendo prejuízos às unidades consumidoras selecionadas.