Inmetro dá dicas de segurança na hora de comprar material escolar

É época de volta às aulas! Ao adquirir seus artigos escolares, fiquem atentos! Estes que devem ter sua conformidade avaliada pelo INMETRO e, portanto, devem ostentar o Selo de Identificação da Conformidade e Registro do INMETRO.

Este Selo certifica a segurança desses artigos, cuja avaliação é efetuada por meio de ensaios em laboratórios, onde as propriedades físicas e mecânicas dos produtos testadas, verificando-se sua adequação. Além disso, é testada a presença de Ftalatos – compostos químicos utilizados como aditivos para deixar o plástico mais maleável – bem como, a presença de outras substâncias químicas que sejam prejudiciais à saúde.

Os artigos escolares regulamentados pelo INMETRO são os seguintes: apontadores, borrachas e ponteiras de borracha, canetas esferográficas roller/gel, canetas hidrográficas (hidrocor), gizes de cera, lápis (preto ou grafite), lápis de cor, lapiseiras, marcadores de texto, colas (líquidas ou sólidas), corretores adesivos e em tinta, compassos, curvas francesas, esquadros, réguas, transferidores, normógrafos, estojos, massas de modelar, massas plásticas, lancheiras/merendeiras e seus acessórios, pastas com abas elásticas, tesouras de ponta redonda e tintas – guache, nanquim, pintura a dedo, aquarela.

Os produtos comercializados devem ostentar, em suas embalagens, o Selo do INMETRO. Aqueles que são comercializados a granel devem ostentar o Selo na embalagem expositora e os comercializados sem embalagem devem ostentar o Selo no próprio produto.

A fiscalização dos artigos escolares pelo INMETRO ocorre rotineiramente, porém, neste período de retorno às aulas, é intensificada em virtude a maior procura e oferta destes produtos.

NÂO COMPRE PRODUTOS SEM O SELO DO INMETRO! ELE É A SUA GARANTIA DE SEGURANÇA!